Friday, December 15, 2006

FEDERAL PRENDE 70 PMs NO RIO DE JANEIRO


Antes mesmo de concluir a operação Tigui, na qual foram expedidos mandados de prisão de 77 policiais militares dos batalhões de Bangu, Rocha Miranda, Méier e São Cristóvão, além do Grupamento Especial Tático-Móvel (GETAM), a Polícia Federal desencadeia neste momento uma nova operação em busca de 45 policiais militares de alta patente. A PF não forneceu novas informações sobre a nova operação. Às 17h, a Superintendência Regional da PF fará uma coletiva de imprensa em sua sede, na Praça Mauá.

Na operação Tingui, a PF expediu 77 mandados de prisão contra policiais militares - incluindo um tenente que está foragido. Do total, 75 foram presos e um já estava morto. O comandante do 14º BPM (Bangu), Celso Nogueira, foi afastado pelo comandante-geral da PM, coronel Hudson de Aguiar. Nogueira estava há apenas três meses no Batalhão, depois de ter sido transferido do comando do 19º BPM (Copacabana). Hudson não descartou a hipótese de que comandantes de outros Batalhões estejam envolvidos.

A Polícia Federal descobriu o envolvimento da quadrilha ao investigar a disputa de drogas da favela de Muquiço, em Guadalupe, Zona Norte do Rio. A favela, comandada pela Amigos dos Amigos (ADA), estaria sendo ameaçada pela quadrilha Terceiro Comando Puro. A ADA pediu ajuda de angolanos para armar sua quadrilha e realizar treinamento de guerrilha com os soldados do tráfico. O Terceiro Comando, então, recrutou policiais corruptos de diversos batalhões. Segundo a PF, os PMs ajudariam a quadrilha fornecendo uniformes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), além de armas e drogas apreendidas. Não há informações de que armas do próprio batalhão estivessem sendo desviadas pelos policiais.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home